quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bem-vindos!

Olá,

Apresentamos aqui o blog da Liga de Medicina de Família e Comunidade da UFSC (LIMFC-UFSC), que servirá como mais uma forma de contato da liga com os membros e demais interessados na atenção primária.

Postaremos aqui material de apoio, programação dos encontros e o que mais surgir. Sugestões serão bem-vindas!

A LIMFC-UFSC tem como objetivo oportunizar aos estudantes e interessados na APS um melhor conhecimento sobre as especificidades do trabalho do MFC, seus pré-requisitos teóricos e práticos, e também para desenvolver linhas de pesquisa na área.

A LIMFC-UFSC não está voltada exclusivamente para aqueles que planejam escolher essa especialidade para atuar. Ela será útil para todos os estudantes, já que uma das características do MFC é lidar com a maioria das situações clínicas e porque em um sistema de saúde integrado todos os pacientes terão seus cuidados coordenados por um MFC ou por uma equipe de saúde da família.

A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma das 52 especialidades médicas reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) e caracteriza-se por ser a especialidade da integralidade e do cuidado ao longo do tempo de uma mesma população. Sabe-se que um sistema de saúde que conta com o MFC e uma equipe de APS atendendo às principais situações de saúde é mais custo-efetivo, causa menos danos e efeitos colaterais por intervenções desnecessárias e, a longo prazo, é melhor avaliado por seus usuários .

O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui uma APS com 30 mil equipes de saúde da família e o desafio agora não é apenas expandir a cobertura mas qualificá-la. A formação médica, apesar das recentes reformas curriculares, ainda não oferece ao estudante espaços teóricos e práticos suficientes para um trabalho de qualidade na APS e esperamos que esse novo espaço possa contribuir para essa qualificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário